sexta-feira, 13 de maio de 2011

Inflação não derruba prestígio de Dilma, dizem especialistas.... E a campanha tucana?

Tijolaço – O Blog do Brizola Neto » Blog Archive » Inflação não derruba prestígio de Dilma, dizem especialistas

 

Enquanto os agentes do mercado financeiro, que pautam a imprensa (mas não acreditam nela, até por isso) voltaram ao otimismo, com a declaração do presidente do BC, Alexandre Tombini, de que a inflação este ano não vai ficar muito acima da meta de 4,5% e certamente não vai estourar o “teto” de 6,5%, os estrategistas da oposição e da grande mídia – que, no dizer da presidente da Associação dos Jornais, Judith Brito, são os mesmos – deveriam se preocupar com o que dizem cientistas políticos e analistas econômicos.

O jornal O Estado de Minas publica que, apesar de poder ser diferente, se a inflação de fato subir com força e por longo prazo, o quadro de hoje não afeta a popularidade da Presidente Dilma Rousseff.

“Na opinião (do cientista político Humberto) de Dantas, ao se agarrar na volta da inflação como argumento para questionar a eficiência do atual governo, a oposição corre o risco de se frustrar, como aconteceu na crise financeira de 2008. Na época, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou a crise de “marolinha”, o que foi condenado por PSDB e DEM. Meses depois, o governo conseguiu contornar a crise. “A oposição não pode apostar em problemas sazonais, não pode viver de torcida. Ela tem que se consolidar com um discurso consistente”, afirmou Dantas.

Para o cientista político da Universidade Federal de Minas Gerais, Fábio Wanderley, acreditar que o retorno da inflação ajudaria a “ressuscitar” os partidos de oposição pode passar a imagem de que eles estão torcendo contra o País. “Como não sobrou quase nada da oposição, pois essas legendas enfrentam problemas sérios, eles estão apostando no que dá. É uma aposta precária”, avaliou.

De acordo com os cientistas, as próximas pesquisas, a serem divulgadas até o final do primeiro semestre, não devem refletir a preocupação da população com a alta dos preços. Eles apostam que Dilma manterá os altos níveis de aprovação popular indicados nos primeiros dias de governo.”

O problema é que a oposição de direita no Brasil hoje só tem um discurso, o do caos.  E, como o caos não vem, fica falando no vazio.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário