segunda-feira, 27 de junho de 2011

José Graziano como presidente da Organização de Alimentação e Agricultura (FAO) é vitória do Brasil de Lula/Dilma

O enorme prestígio de Lula | Os Amigos do Brasil

 

O enorme prestígio de Lula

Segunda-feira 27, junho 2011

 

O agrônomo José Graziano , ministro do Fome Zero no governo Lula, venceu a disputa para a direção-geral da Organização de Alimentação e Agricultura (FAO) com 92 votos. Para ele, a vitória é o reconhecimento internacional do que o país fez nos últimos anos

A conquista de ontem em Roma é o troféu mais significativo que a diplomacia brasileira obteve após oito anos de uma inflexão direcionada para o mundo em desenvolvimento, expressa na fórmula das parcerias sul-sul. A maioria absoluta conseguida por José Graziano na eleição da FAO,tem o significado extra de ter sido conquistada diante de um candidato com enorme peso diplomático e trânsito fácil na governança global.

Depois de uma série de revezes na disputa de cargos internacionais de destaque, como a candidatura da ex-presidente do STF Ellen Gracie à Corte Internacional de Haia, pela primeira vez o país reuniu a massa crítica de votos em um universo de 180 votantes, 12 a menos que o número de membros da Assembleia-Geral da ONU.

Embora não exista uma conexão ou uma analogia direta, a construção da vitória do ex-ministro revela algo mais que “o enorme prestígio” de Lula, exaltado pelos espanhóis. O resultado de ontem confirma a envergadura da política externa brasileira e reforça a posição do país na prolongada batalha por uma cadeira permanente no Conselho de Segurança, a instância máxima das Nações Unidas.

O desempenho de Graziano à frente da FAO, em um período crítico para a segurança alimentar mundial, passa a fazer parte da próxima etapa dessa campanha.

Por Helena

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário